Que as Ideias fluam neste local de maneira sincera, inteligente e motivante. Que as pessoas sejam livres de expressar as suas opiniões e, se o entenderem, os seus sentimentos. Apenas assim se evolui!!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Reflexões XX - A Velhice

A ideia ou a ilusão de permanecer sempre jovem sempre esteve nas mentes e nos desejos dos seres humanos desde tempos imemoriais. Até a ideia e tentativas de alcancar a imortalidade nunca nos abandonou. Hoje em dia cada vez mais importância ao presente e à aparência se tem dado e portanto essa ideia permanece.
Isso leva a que não saibamos dar valor a cada fase das nossas vidas. Todas elas se pensarmos bem têm o seu encanto. A velhice, em particular, tem um encanto e um  valor que a maior parte das pessoas não sabe nem quer sequer contemplar. Uma pessoa que chega a esta etapa trás em si um manancial de sabedoria e experiência sem par. Não é por acaso que se diz que quando morre um velho é como uma biblioteca que se perde. O trocar de experiências e afectos entre gerações é algo que não tem comparação, para ambas as partes, principalmente para os jovens. Por detrás daquelas rugas e daqueles cabelos brancos que conferesm um ar de respeito e dignidade está uma mente que percorreu um Caminho de Lutas e Paixões e está próxima da pacificação. E isso merece respeito e deve ser escutado.
Os Orientais sabem isso e respeitam a Sabedoria dos Velhos com uma Veneração sem igual. Também nós devemos fazer o mesmo. Para aprendermos e aumentar a nossa dignidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário