Que as Ideias fluam neste local de maneira sincera, inteligente e motivante. Que as pessoas sejam livres de expressar as suas opiniões e, se o entenderem, os seus sentimentos. Apenas assim se evolui!!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Reflexões VIII - A Televisão

Já há décadas que a famosa caixa mágica faz parte das nossas vidas. Talvez actualmente não passemos tanto tempo em família diante dela devido a existência de outras "distracções" tais como o cinema, o computador e a internet que nos isolam mais. Mesmo assim pode-se afirmar que consome boa parte do nosso tempo.
É pois responsabilidade de quem produz os conteúdos e as grelhas de programação tentar seleccionar aquele formato não apenas para atrair audiências mas também para ter uma vertente mais lúdica e responsável.
Choca-me pois a facilidade com que as televisões noticiam em exagero o que de pior aconteceu sem muitas vezes dar ênfase a boas notícias que nos pudesse animar. Também os horários da programação infantil a iniciar praticamente de madrugada para enfiar na maior parte das vezes "lixo" na cabeça das nossas crianças. 
Como consequência temos uma sociedade que está convencida que vive num mundo onde apenas existem coisas más e que o melhor a fazer é enveredar pela via do facilitismo, dos "talk-show", de trepar o próximo para vencer.
A Televisão com uma boa programação é um excelente e único meio para muita gente de propagação de Conhecimento do Mundo. É bom que existam meios assim. Agora depende de nós saber utilizá-los.
Que valores vamos deixar aos nossos filhos? A responsabilidade começa em casa mas abrange toda a sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário