Que as Ideias fluam neste local de maneira sincera, inteligente e motivante. Que as pessoas sejam livres de expressar as suas opiniões e, se o entenderem, os seus sentimentos. Apenas assim se evolui!!

terça-feira, 9 de agosto de 2016

XXVI Encontro de Fotógrafos e Blogues - Pena Trevinca



A 6 de Agosto passado a Associação Lumbudus realizou um passeio fora do comum e do habitual entre todos. Mais uma vez decorreu na vizinha Galiza rumo a um local totalmente isento de poluição luminosa e considerado um destino Starlight, mais precisamente o Destino Turístico Starlight Trevinca com a égide da UNESCO, da Organização Mundial do Turismo (UNWTO) e da União Astronomica Internacional (IAU).


 No município de Ourense já roçando município de Lugo situa-se o local denominado Pena Trevinca um entre 16 locais no Mundo inteiro do género e que nós em Portugal temos também a honra de possuir um local assim na zona do Alqueva, no Alentejo.
Partimos em direcção a Veiga.

Apontando o destino!!

Chegandoa Veiga altura de esticar as pernas e o estômago perto da Barragem de Prada.

A albufeira


Convívio entre amigos


De seguida conheceu-se um local recôndido onde não podia faltar uma Lenda. A de uma Moura que ao romper do dia vai pentear os seus cabelos dourados e vigiar as pastoras que por lá passam. Se elas apanhassem o pente que entretanto deixava cair recompensava-as com moedas de ouro, senão convertia-as em pedras. 




Será a moira encantada?


De seguida correu-se para ir desfrutar o pôr-do-sol na Praia Fluvial de Coiñedo.

A Praia de Coiñedo





É chegada a hora de jantar.




E finalmente chegamos a Tablilla das Lagoas (Pena Trevinca) a cerca de 1800 metros de altitude onde podemos contemplar o céu estrelado tal como os nossos antepassados o faziam.


A nossa galáxia, a Via Láctea


Algumas estrelas cadentes

Um startrail revelando o movimento do nosso Planeta

O nosso céu em permanente mutação:  (VIDEO)


video

E uma visão infinitésimal do que se presenciou neste magnífico lugar: (VIDEO)



video


Ter o privilégio de captar um espectáculo desta beleza e magnificiência é uma raridade e pensar que milhões de pessoas nunca tiveram o privilégio de ver a Via Láctea é realmente a valorizar e não desperdiçar algo sem preço como deslumbrar com esta maravilha da Natureza, o nosso Céu com os seus astros e fenómenos.

Sem comentários:

Enviar um comentário