Que as Ideias fluam neste local de maneira sincera, inteligente e motivante. Que as pessoas sejam livres de expressar as suas opiniões e, se o entenderem, os seus sentimentos. Apenas assim se evolui!!

quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Visita Guiada: Da memória de Salto às Minas da Borralha


A 6 de Setembro de 2025 o Grupo Cultural Aquae Flaviae organizou mais uma Visita Guiada com passagem por Salto e com destaque muito especial pelas Minas da Borralha.

Em Salto ouvimos várias histórias sobre a origem do nome e da povoação. Ficou o aviso de que muitas são lendas ou teorias locais, sem consenso histórico, o que lhes dá ainda mais encanto. A Igreja das Minas, inaugurada a 10 de junho de 1956, nasceu depois de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima ter parado por estas terras, o que a comunidade interpretou como um sinal. Foi construída em cerca de dois anos, com muita participação popular. Projetada por um engenheiro de minas, sem a torre lateral podia bem passar por uma oficina ou um armazém, o que diz muito sobre a terra.




Imagem de Nossa Senhora



















Passou-se no Museu etnográfico, antiga Casa do Capitão, espaço etnográfico reúne objetos doados ou emprestados pela população: máquinas agrícolas, equipamentos de tração animal e ferramentas de ofícios quase desaparecidos. O que mais me marcou foi o pisão, que usava a força da água para mover grandes martelos de madeira e apisoar o burel, o tecido grosso que protegia do frio e da chuva. Curiosamente, o edifício já foi quartel de bombeiros.



















O Ecomuseu de Barroso — Minas da Borralha preserva máquinas e edifícios, mas o essencial são as memórias das pessoas. Há quem entre numa antiga sala de dança ou numa escola e comece logo a contar histórias. Os objetos doados vêm sempre acompanhados da sua história, como na exposição Objetos com histórias.

No início do século XX, onde hoje está a Borralha havia pouco mais do que baldios, campos e pastagens. Domingos Alves Borralha, que tinha trabalhado nas minas de Coelhoso, em Bragança, reconheceu na sua terra pedras parecidas com as de lá. A ideia foi recebida com descrença, mas um engenheiro francês confirmou o minério e, em 1902, a concessão foi registada.

Depois foi tudo muito rápido. Logo no primeiro ano produziram-se cerca de 70 toneladas de volfrâmio. Em 1904 a aldeia já tinha eletricidade. Em 1918 era a principal mina de volfrâmio do país. No auge, nos anos 40 e 50, impulsionada pela Segunda Guerra Mundial e pela Guerra da Coreia, empregava mais de 2.000 trabalhadores e chegou a ter cerca de 5.600 habitantes. Vinha gente de Montalegre, de Cabeceiras de Basto, do Minho. Era uma aldeia criada pelo trabalho, e quando o trabalho acabou, grande parte da população foi-se embora.

Com o volfrâmio a valer uma fortuna, nasceu o contrabando. Em 1941, um quilo podia chegar aos 1.000 escudos, quando um bom salário andava pelos 20 a 30. Os "apanhistas" deviam entregar todo o minério à empresa, mas muitos preferiam vendê-lo no mercado clandestino, por caminhos noturnos que iam dar à Galiza-

A empresa criou uma verdadeira comunidade, com bairros operários, escola, escola profissional, posto médico com médico permanente e eletricidade gratuita. Havia adiantamentos de salário, presentes de Natal para os filhos dos trabalhadores e leite para os mineiros, na crença (hoje sabemos que errada) de que limpava os pulmões.

Havia também vida social. Um antigo edifício foi padaria, escola profissional e, nos anos 60, o primeiro cinema da região, além de palco de teatro, filarmónica, bailes e discoteca. Jogava-se futebol e a Borralha chegou a ter três campos de basquetebol, numa altura em que a modalidade era pouco conhecida em Portugal.

O Ecomuseu e a Igreja das Minas

O Ecomuseu de Barroso — Minas da Borralha preserva máquinas e edifícios, mas o essencial são as memórias das pessoas. Há quem entre numa antiga sala de dança ou numa escola e comece logo a contar histórias. Os objetos doados vêm sempre acompanhados da sua história, como na exposição Objetos com histórias.

Há um projeto para reativar a exploração de volfrâmio e minerais associados. Convém não o confundir com os projetos de lítio noutras zonas do Barroso, que são empresas, minerais e métodos diferentes. Na Borralha a exploração seria subterrânea. Apontou-se 2027 como possível arranque, mas como previsão, não como certeza. O estudo de impacto ambiental fala de cerca de 160 empregos diretos.

Segundo o testemunho que ouvimos, a perceção em Salto e na Borralha é maioritariamente favorável, muito por causa da identidade mineira e da memória do que a mina trouxe. Mas há dúvidas legítimas sobre a água, o tratamento das águas da exploração, os impactos ambientais, os impostos que ficam na região e a independência dos estudos. Perguntas que caberão aos promotores e às entidades competentes responder.

Também não se pode esquecer o passivo ambiental. A exploração decorreu numa época com outras preocupações, e as escombreiras e as antigas lavarias continuam a marcar a paisagem. Ainda assim, mais de 30 anos depois do encerramento, a natureza está a recuperar e a fauna regressou.

A Borralha é muito mais do que um antigo complexo mineiro. É uma paisagem de memória, feita de galerias e escombreiras, mas também de casas, escola, cinema, igreja, futebol, bailes e das histórias de quem ali viveu.






Amostra de volfrâmio



Amostra de volfrâmio já tratada








Uma caldeira de aquecimento inédita naqueles tempos



Vestígios de um Grupo Desportivo então existente












Lamartine Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário