Que as Ideias fluam neste local de maneira sincera, inteligente e motivante. Que as pessoas sejam livres de expressar as suas opiniões e, se o entenderem, os seus sentimentos. Apenas assim se evolui!!

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Passeio de Conhecimento a Terra de Boticas

A 3 de Setembro de 2016 o Grupo Cultural Aquae Flaviae realizou uma visita guiada ao aprazível concelho de Boticas. 
Situado no Noroeste de Portugal e Concelho desde 1836 tem uma história que remonta à Era do Megalítico, passando pelo Neolitismo ao Período Romano e Pós-romana.
Mas a nível histórico o que se destaca a nível mundial são os vestígios dos seus Povoados Fortificados ou Castros o que lhe confere o Estatuto de Capitalidade Castreja,  desde a Idade do Bonze à Idade do Ferro até a sua Romanização.
A visita foi conduzida sob a orientação da Dra. Isabel Viçoso sem a qual andaríamos como "errantes" no meio de tanta riqueza patrimonial.

                               

Passando pelo trajecto entre Ardãos e Bobadela, uma variante da via Romana XVII entre Bracara Augusta e Astúrica Augusta passando por Chaves e vários locais de importância arqueológica.


Em Bobadela uma visita ao Parque Arqueológico do Vale do Terva com cerca de 60 km2 e o seu Centro de Interpretação.


PAVT

Onde se foi cordialmente recebido 


Como vestígio da Época da Romanização temos a exploração dos filões mineiros, sobretudo auríferos.




E uma breve abragência aos antigos e modernos costumes e património da Região.


Incluindo a sua flora









Passando pelas Aldeias de Sapiãos e Granja entre altos montes com vestígos de diversos Castros  e diversos edifícios de  diversos períodos e gastronomia destacando~se o Vinho dos Mortos chega-se Boticas cuja urbanistica totalmente remodelada concentra no seu Centro representações da riqueza patrimonial e cultural da Região num local totalmente agradável para passeio e disfrute da Vila.

Guerreiro Galaico Romano com um Espigueiro ao fundo






Homenagem a Miguel Torga
Um edifíco recente e concebido com muito boa harmonia com o ambiente que o rodeia e para abrigo de grandes obras de arte do nosso estimado Nadir Afonso.









O CEDIED, Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja com peças arqueológicas da Região, réplicas de zonas de relevo e réplicas de 4 Guerreiros Galaicos. Um acerco documental de valor inestimável

CDIED



Guerreiro Lusitano segundo Eustáquio




Com umas ruínas de uma zona de banhos mesmo ao lado!


A Câmara teve a gentileza de mostrar o Painel de azulejaria de Nadir Afonso que embeleza o seu átrio.



Azulejaria de Nadir Afonso na Cãmara



Também na Saúde existem vestígios que virão da Época dos Romanos tal como as Águas das Caldas Santas de Carvalhelhos, onde se pode vislumbrar vestígios do Castro de Carvalhelhos com uma fortificação profunda e vestigios de vários artefatos e uma irrigação de relevo e ainda desfrutar das suas águas com reconhecidas propriedades minerais. Além da sua Paisagem envolvente.

Castro romanizado


Em destaque a maior e mais bem conservada Ponte Medieval da antiga Terra do Barroso sobre o Rio Beça, a Ponte Pedrinha.

Ponte Pedrinha

Bem ao lado do Boticas Parque-Natureza e Biodivesidade, um Parque vocacionado para a preservação de Produtos autóctones da Região e a uma divulgação desses mesmos Produtos, associando Natureza e Biodiversidade com Conhecimento e Inovação.




Parque Boticas

Com a sua poção mágica que aumenta o mistério e encanto que esta magnífica Região possui e ofereçe.


"Poção Mágica"




Muito haveria de dizer deste Passeio por terras tão encantadoras e cheia de uma riqueza material e humana que mais de que se medir em dinheiro mede-se numa hstória rica em lendas e tradições e uma presente rico em produtos únicos e rumo a um futuro prometedor. Melhor é mesmo explorar e tentar conheçer a Região. 

Sem comentários:

Enviar um comentário