No dia 30 de Novembro de 2013 realizou-se mais um Encontro de Blogues e Fotógrafos, desta feita em Alhariz, Ourense, na Galiza.
Alhariz foi declarado Conjunto Histórico Artístico desde 1971 e em 1994 recebeu o Prémio Europeu de Urbanismo. Em 2007 é classificado de Reserva de Biosfera pela UNESCO.
Foi preservado o traçado medieval, uma autêntica vila museu, bom exemplo de harmonia de elementos da arquitetura civil, religiosa e militar visível nos seus edifícios, monumentos e ruas.
A zona comercial e os diversos museus complementam este conjunto arquitetónico.
Cerca de 6 km da Alhariz encontramos Santa Marinha de Águas Santas, um conjunto histórico artístico onde se misturam a história, tradição e a lenda. Pode-se encontrar a impressionante Igreja onde estão os restos da Santa Marinha.
O túmulo onde estão os restos da Santa.
O seu casco histórico reabilitado, os fornos e o percurso da própria lenda da Santa, incluindo o Castro de Armeá.
A cripta, conhecida como "Os Fornos", relaciona-se com os "monumentos com forno e pedra formosa", próprios da etapa final de origem castreja.
Local onde supostamente depois de ser incinerada por condenação, São Pedro foi buscá-la.
E depois lovou-a para este local, o Castro de Armea.
No Ecoespaço do Rexo encontra-se uma intervenção escultórica e pictórica de Agustín Ibarrola. Um espaço onde tradição e cultura estão interligados e pode-se usufruir de uma interligação de elementos: intervenção artística,a exploração ovina, a queijaria e a Educação Ambiental.
Um olhar sobre Alhariz e as suas diferentes matizes:
A Igreja Matriz Românica
O Rio Arnoia
O Convento de Santa Clara
A Igreja de São Pedro
Muito existe para ver nesta terra encantada, bem estimada pelos seus e reconhecida internacionalmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário