No dia 16 de Junho de 2012 realizou-se mais um Encontro de Blogues e Fotógrafos Lumbudus em parceria com a Organização galega C.D.R. "Portas Abertas" mais uma vez por terras raianas desta vez com o mote "Pelo Tâmega acima até à nascente". Embora o tempo estivesse meio nublado acabamos por disfrutar do melhor modo possível.
Após a saída de Chaves recolheu-se em Verín os nossos "colegas" galegos e seguiu-se em direcção à nascente do Rio Tâmega. Local descampado com um capim e vários tipos de flores que davam graça à paisagem.
De seguida fomos à povoação de Albergaria onde como o nome indica serve de hospedagem aos Peregrinos de Santiago de Compostela. Aqui visitamos o albergue onde os peregrinos podem alojar-se gratuitamente. Embora seja uma modesta aldeia de cerca de 20 habitantes passam por este local cerca de 5000 peregrinos anuais pois aqui confluem 4 vias diferentes.
Fomos calorosamente acolhidos pelo alcaide de Laza quer nesta povoação que pertence a Laza quer mais tarde nesta última. |
Um pormenor interessante nesta povoação é a primeira ponte pela qual o Rio Tâmega atravessa:
De seguida rumamos a Tamicelos, onde confluem os Rios Tâmega, Naveaus e Navallo num caudal único que dá ao Rio Tâmega um aumento de caudal qual criança se torna adolescente!!!
Dirigimo-nos então à aldeia de Laza que devido á sua importância é sede do concelho onde residem cerca de 1800 habitantes numa área de 240 Km2 distribuídos em 20 aldeias entre elas Albergaria, já visitada. Na altura do Entrudo as ruas enchem-se de gente e os Peliqueiros, de onde esta terra é Berço saem à rua.
Após almoçar dirigimo-nos ao Castelo de Monterrei, em Verin. Subimos até lá pelo antigo Caminho Real.
Chegados ao Recinto do Castelo fomos recebidos pelo Alcaide de Verin-Monterrei:
Tivemos então uma visita guiada ao Castelo. Este complexo foi erguido a partir do século XIII, sendo o primeiro edifício a ser erguido a Igreja de Santa Maria da Graça:
Um estilo românico de transição:
De salientar a imagem a Virgem Grávida:
Outra estrutura importante é a Torre de Menagem do século XV. Outras estruturas se impõem. De frisar que aqui já funcionaram 4 Ordens Religiosas e actualmente serve de apoio a albergaria de peregrinos que se dirigem a Santiago.
E assim terminou um dia com um Convívio saudável e entrega de Prémios com gente portuguesa e espanhola onde se misturou um pouco de história, religiosidade e geografia que tanto une os 2 povos.
Um Dia memorável, aqui bem recordado com fotos muito a propósito.
ResponderEliminarParabéns ao "retratista"!.....
Luís Fernandes