Que as Ideias fluam neste local de maneira sincera, inteligente e motivante. Que as pessoas sejam livres de expressar as suas opiniões e, se o entenderem, os seus sentimentos. Apenas assim se evolui!!

sexta-feira, 29 de março de 2024

Exposição de Pias de Cabeceira - Páscoa 2024

Por iniciativa da Casa Museu dos Candeias, localizada em Adães, concelho de Chaves, está patente no Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso, em Chaves, uma exposição temporária de Pias de Cabeceira variadas de interesse público no enquadramento deste período Pascal que estamos a atravessar. 

                                             

Esta seleção de peças visa evidenciar a tradição religiosa das casas de Alto Tâmega e Barroso e a importância sagrada da Água junto das famílias da Região. 

São peças de tamanho pequeno e de outras épocas. Mostram uma arte secular, antiga que servindo um mesmo propósito, o de armazenarem a água benta revelam uma criatividade bem diversa. Peças que decoravam o íntimo dos Lares e que além de embelezarem os locais onde se colocavam serviam de conforto espiritual e de uma Fé reforçada.

Atualmente existe em muitos Lares o querer recuperar estas peças no intuíto de reforçar o significado espiritual desses Lares modernos e muitas vezes vazio de um Sentido imaterial e tão necessário ao nosso Ser.

Lamartine Dias



                                                                            














































2 comentários:

  1. Excelente trabalho, Lamartine. Obrigado pela partilha. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! Parabéns, gigante Lamartine!

    ResponderEliminar