Que as Ideias fluam neste local de maneira sincera, inteligente e motivante. Que as pessoas sejam livres de expressar as suas opiniões e, se o entenderem, os seus sentimentos. Apenas assim se evolui!!

segunda-feira, 16 de março de 2009

A minha "evolução" no uso dos computadores


Recordo-me dos primeros tempos que tive contacto com um computador pessoal, andava eu no final do liceu. Arranjei então um Timex Sinclair 2068, sucessor do ZX Spectrum com 48 K de RAM e 24 K de ROM. Para quem não está familiarizado, era uma máquina que se tinha de ligar ao televisor e cujos programas ou estavam armazenados em cassetes (de música!!) ou em cartridges próprias. Foi nesse computador que aprendi a programar em BASIC, que me foi muito útil mais tarde na Faculdade.


Foi na Faculdade que entrei em contacto com o mundo real dos computadores. O meu curso de engenharia obrigava a utilizá-los. Na Faculadade utilizava quer os Macintosh quer os PC. Ainda me recordo dos velhos Macintosh Classic que não tinham disco rígido e era necessário uma disquete com o sitema operativo e todo o software para arrancar e trabalhar. Aí adquiri um Macintosh LC, já com um disco de 80 MB, gráficos excelentes. Aí eu fiz os meus trabalhos escolares e quantas noitadas passei com colegas a jogar, fazer experiências, etc.

Actulamente possuo um Tsunami Walker em que faço praticamente tudo o que se faz num computador, portátil e com características excelentes. Além de trabalhar, comunico, actualizo-me , divirto-me e outras coisas afins...
Utilizo-o quer no trabalho quer em casa, quer para fins pessoais quer para fins profissionais. Eu e a minha família.
Para não falar do meu PDA, do meu iPod, etc.

Ora isso provoca-me um misto de nostalgia por um lado e de satisfação por outro. Nostalgia por me fazer recordar como eram as coisas e não há muito tempo atrás e o que aprendi e disfrutei com elas. Satisfação por averiguar a evolução alucinante da tecnologia e o bem que nos pode trazer, se soubermos disfrutar dela. Com bom senso, sem exageros , com espírito crítico. Temos de saber e saber transmitir aos nossos filhos estes valores tão importantes. Estes e outros...

Sem comentários:

Enviar um comentário