Que as Ideias fluam neste local de maneira sincera, inteligente e motivante. Que as pessoas sejam livres de expressar as suas opiniões e, se o entenderem, os seus sentimentos. Apenas assim se evolui!!

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Apelo Cívico

Faço aqui a trancrição de um Apelo Cívico elaborado por um grupo de cidadãos de Mirandela mas que é do interesse de todos os Transmontanos. Vale a pena ler, reflectir e actuar. Há um site que podem visitar clicando no título deste post:

"Movimento Cívico Por Mirandela

Somos um grupo de cidadãos, que por altura do encerramento da maternidade e outros serviços na nossa cidade, se uniu para formar uma plataforma de intervenção cívica na cidade para que desta forma, as pessoas possam participar mais activamente na vida da nossa terra e assim podermos dar o nosso contributo com um único objectivo, viver Mirandela.
Mas confesso que não tem sido fácil, numa cidade do interior a mensagem de que existimos é sempre encarada como uma afronta aos órgãos autárquicos e consequente quebra de popularidade de alguns políticos locais e muitas vezes somos encarados como uma oposição política á cidade, quando somos o contrário.

Mas numa era em que não se pode cometer mais o erro do passado, de apenas defender-mos a nossa “capelinha” mas sim estarmos em conjunto na defesa do nosso “convento” decidimos lançar uma campanha a nível nacional para criar e fundar um movimento ou associação pelo desenvolvimento de Trás-os-Montes para assim estarmos legalmente legitimados para dar o nosso contributo cívico.

Esta região necessita urgentemente de uma voz que se faça ouvir no distrito mas também no País para que possa crescer e desenvolver-se em áreas que são autênticos flagelos (emprego, área social, cultura, educação, ambiente, saúde entre muitas outras). O povo transmontano está cansado de cada vez que se desloca um governante a estas paragens se façam promessas e nunca ou muita raramente as cumpram.

Não nos queremos substituir aos partidos políticos, entendemos que os partidos políticos tem as suas linhas orientadoras para seguir e por isso nem sempre essa linha segue o que é essencial para a região. Torna-se cada vez mais urgente criar este organismo cívico para que a população desta região se sinta em constante acompanhamento na vida de cada um e de todos, por uma região mais forte e mais unida.
Este é um apelo ao orgulho transmontano, á garra de um povo que luta sempre pelos seus, este é o momento de mais uma vez mostrarmos a nossa força. Existem assuntos que não podem deixar de ser debatidos com as populações e ficarem apenas no debate e decisão política das reuniões de câmara e assembleias municipais, muitas vezes tomadas por autarcas “paraquedistas”.

É preciso motivar a população da nossa região para dar o seu contributo em questões que muitas vezes serão eles mesmos a sofrer ou beneficiar. Eu sei, que a missão não é tão fácil como pode á primeira vista parecer, mas não é impossível. É por isso que todos nós somos necessários. Este projecto é apenas um “sonho cívico” de um grupo de cidadãos de Mirandela.

Era óptimo conseguir-se criar grupos de trabalho em cada sede de concelho. Para assim podermos depois passar a uma actividade mais concertada a nível regional. Por isso o meu convite aqui fica, independente das cores políticas de cada um, da religião, das condições sociais ou currículo académico de cada um junte-se a esta iniciativa, envie as suas opiniões, preocupações e contributos para o e-mail ruitulik@hotmail.com.
Certo que o orgulho de ser transmontano falará mais alto.

Saudações Cívicas e Transmontanas.

Rui Daniel Tulik

Presidente do Movimento Cívico Por Mirandela. "

Sem comentários:

Enviar um comentário